terça-feira, março 17, 2015

POLYBIUS - O Videojogo de Destruição Cerebral

._______________________________________________________________________________
Não se sabe ao certo como esta lenda urbana começou, nem a sua veracidade, mas dizem que este jogo de Arcade apareceu num salão de videojogos em Portland, Oregon, no ano de 1981.
Foi produzido pela empresa desconhecida Sinnesloschen, esteve durante um mês nesse local provocando distúrbios de sono em vários jogadores, outros queixaram-se de ter perdas de memória ou aversão a videojogos. Os funcionários da dita empresa, vinham vestidos com fatos pretos e recolhiam informação das máquinas como parte do acordo de arrendamento das máquinas, eles não estavam interessados nas moedas, mas na forma como era jogado. Passado apenas um mês. todas as máquinas foram removidas. Há rumores de que vários coleccionadores têm copias do jogo mas nunca as disponibilizaram.  
   Segundo alguém foi desenvolvido por um qualquer grupo militar com uma tecnologia obscura, desenvolvida pela CIA ( ou outro representante da autoridade Americana) que usou propriedades algoritmas para alterar comportamentos, fazendo com que os jovens acordassem à noite a gritar com pesadelos horríveis.
    O aspecto do jogo era estranho, do tipo abstracto, acção rápida com elementos labirínticos, seria parecido ao jogo da Atari, Tempest, mas com mistura de puzles e jogos de lógica.
    O nome da empresa 'Sinnesloeschen' tanto pode querer dizer eliminação da memória como privação dos sentidos.
Políbio era um geógrafo e historiador Grécia Antiga que nasceu em Arcádia e inventou um sistema criptográfico de transliteração de letras em números.
    Sistema de comunicação por sinais de fumo inventado em 150 a.c. por Polibio

Dizem que a lenda teve origem num exagero de uma história do jogo 'Tempest' que causara problemas como epilepsia fotosensível, enjoos de movimento e vertigens. O escritor Brian Dunning refere que dois videojogadores adoeceram no mesmo dia em Portland em 1981, tendo um deles sofrido dores no estômago depois de jogar 28 horas o 'Asteroids' numa tentativa filmada para bater o record mundial , e o outro desmaiou com uma grande dor de cabeça depois de jogar o 'Tempest' na mesma arcade. Dunning afirma que passados 4 dias o FBI fez várias rusgas a salões de jogos à procura de máquinas que fossem usadas para jogos ilícitos. Talvez estes dois eventos tenham sido potenciados pelo filme de 1984 'The Last Starfighter', no qual um jovem que está a jogar numa arcade é vigiado por um homem de fato preto.


Há ainda uma ligação ao facto de em 1985 ter sido criada uma arcade de nome Poly Play na Alemanha Oriental, baseada em CPUs pirata russos bastante artesanais. Foram construídas 1000, mas passado uns anos foram destruídas, talvez por serem difíceis de reparar ou por causa da obtenção de licença depois da queda do muro de Berlim.
 Tentaram recriar o jogo neste site ou observe o video abaixo:


 

Sem comentários: