quinta-feira, janeiro 10, 2013

Visita a Valência em Novembro

Obrigado ao Héctor por servir de nosso guia e anfitrião, este post é dedicado à Laura e ao seu filhote Joan recentemente nascido.
Abaixo podemos ver uma antiga loja de postais, notas, moedas, cromos e cartazes, na praça dos Peixets, não conseguimos perceber se ainda estava em funcionamento, na altura estava fechada.
O placard de publicidade era bastante invulgar dado o seu tamanho e o relevo das imagens.


 A casa dos gatos na Rua Museo feita por um artista renegado argentino há muitos anos que a dedicou a quatro gatos de rua que frequentavam aquela zona. Em cima do muro está uma escultura de um gato e em baixo a fachada da casa e um canteiro com plantas


Nos azulejos da  fachada da pequena casa pode ler-se em valenciano: ” A la memoria dels cuatre gats que quedaren al Barri del Carme l’any MXCIV. Mai se les va a sentir un mia mes alt que altre”

 
Numa das janelas  podemos ver em personagem, acho que é o Charlie Chaplin.

 
 Estes azulejos encontram-se na casa em frente, talvez feitos pelo mesmo artista
 
Perto da mesma rua fomos a uma exposição organizada pelo Centro Ocupacional Koynos associação de apoio ao diminuído intelectual, abaixo estão alguns dos quadros expostos:

 
 Um dos monumentos antigos mais interessantes de Valência é a Lonja de la Seda e as suas gárgulas góticas com animais fantásticos, monstros e figuras humanas em poses provocatórias: 
Para mais informações sobre estas gárgulas ver aqui .

No café-concerto La Caverna vimos a monobanda Tumba Swing, um homem orquestra, uma das músicas que cantou, 'La Parada de Jesus', é sobre o acidente que houve no metro na paragem de metro 'Jesus' em 2006, no qual morreram 43 pessoas, no refrão diz: 'O diabo chegou, à paragem de Jesus'.


Na sede da CNT no Cabanyal, pudemos observar,Tintxi: Teatro Bergante De Marionetas um dos melhores espectáculos que já vi nos últimos tempos, uma espécie de teatro bruto de marionetas representando cenas de chungaria do quotidiano como um cientista a esquartejar bebés ou um sem abrigo a usar seringas usadas encontradas no lixo. O auge aconteceu quando uma das marionetas vomitou para cima da assistência.
No vídeo acima podemos ver um documentário sobre o trabalho e os bonecos de Tintxi.
E aqui está o único tasco que encontramos em Valência, chama-se Depende em frente ao Mercat de Russafa, é gerido por chilenos ou equatorianos não sei bem e tem um ambiente bem pesado, como se gosta.

Sem comentários: