quarta-feira, janeiro 02, 2013

Máquina que tira fotografias com relevo

Notícia de 4 de Janeiro de 1968 no Diário de Lisboa sobre uma máquina fotográfica para invisuais de um inventor secreto:

 INVENTO DE UM PORTUGUÊS
Os cegos podem «ver» fotografias tiradas por uma máquina especial
    NOTICIA SENSAÇÃO: um português descobriu um tipo de máquina que tira fotografias capazes de serem «vistas» pelos cegos.
    O invento, cuja descrição foi apresentada ao I Concurso Nacional de Inventos de Prevenção, promovido pelo Gabinete de Higiene e Segurança do Trabalho da Junta de Acção Social, é inédito. Pelos menos em Portugal.
    «Nós não temos conhecimento de que exista algo do género», disseram-nos dois cegos da Liga João de Deus, «Fora do País - acrescentou o sr. Joaquim Guerrinha, 54 anos, chefe da secretaria daquela instituição - sabemos que existem fotografias em relevo destinadas a invisuais. Ignoramos o processo da sua obtenção». «Tais fotografias - declara, por seu turno, o sr. Raul Bernardes Júnior, chefe da direcção da Liga, aluno de 7º ano da alínea D (Filosóficas) - dão-nos apenas as formas das coisas e nunca a sua expressão. No entanto através delas poderemos distinguir uma mulher de um homem ou este tipo de individuo daquele outro».
    O funcionamento da máquina, bem como o seu modelo, são ainda secretos. Secreto é, também o nome do inventor. Apenas a comissão organizadora do Concurso Nacional de Inventos de Prevenção o conhece. Ele só será revelado quando o júri do concurso tornar público os inventos admitidos. Tal facto não se verificará antes de Fevereiro.
        Outros inventos:
Ao Gabinete de  Higiene e Segurança do Trabalho chegam, diariamente, comunicações sobre outros inventos. Entre eles citamos:
ÓCULOS ANTICOLISÃO: Este aparelho já foi apresentado na XVI Exposição de Inventores de Bruxelas no qual coube uma medalha de ouro. Tais óculos estão equipados com um dispositivo que faz para o automóvel no momento em que o motorista adormece ao volante. Pode funcionar também, por exemplo, em relação a uma máquina;
PERSPECTOSCOPIO: Aparelho que dá perspectiva das coisas a uma pessoa cega de uma vista;
BOTAS E LUVAS ALFORRECAS: Processo auxiliar de natação, que pode ser usado no socorro a náufragos. Botas e luvas funcionam à maneira das alforrecas, quando se deslocam na água. Daí o nome;
CAIXA HORÁRIA: Caixa que só abre no dia e na hora que previamente lhe foi «marcada». Adaptada a portas, cofres, etc., funciona como dispositivo de segurança contra roubos;
BALOUÇO DE DUAS ATMOSFERAS: Aparelho de respiração artificial, a empregar em casos de asfixia. É formado de oxigénio puro a duas atmosferas.

Sem comentários: