Os irmãos Masamichi e Novmichi Tosa criaram um coletivo de artes performativas chamado Maywa Denki em 1993. Usam "máquinas absurdas" e muitas vezes envolvem o público no processo de criação. Projecto decididamente excêntrico, com produtos geralmente divertidos. Embora Maywa Denki seja apreciado pela sua arte, as suas estratégias promocionais são repletas de variedade: exposições, performances de palco ao vivo, produção de música e vídeo, brinquedos e dispositivos electrónicos.
Inicialmente actuando em shoppings ao redor de Tóquio, as aparições na TV deram bastante visibilidade ao grupo. Desde de que o seu irmão mais velho saiu do grupo em 2001 (alegando que ele ficou "um pouco irritadiço"), o líder carismático, Novmichi, divulgou as fantasticas invenções para multidões por meio de "demonstrações de produtos estilizadas". Mantendo o tema do "trabalhador comum", Novmichi e seus co-artistas usam trajes azuis que lembram os uniformes normalmente usados pelos funcionários das lojas de electricidade que apoiaram o período económico de alto crescimento do Japão.
A primeira tournée nacional decorreu em 1996. Era um meio perfeito para exibir os seus excêntricos instrumentos criativos, brinquedos inovadores e expressões estranhas de otaku para toda a nação.
A "Unidade de arte", para usar a descrição do próprio, tornou-se uma boa imagem do que o Japão significa culturalmente para muitos no mundo de hoje.
domingo, julho 29, 2018
Novmichi Tosa, inventor japonês de máquinas absurdas
Etiquetas:
Ludo-mecânica,
Máquinas Paranóicas,
Sonoplasmatico
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário