segunda-feira, dezembro 10, 2012

Seis orgãos de tubos do Porto e suas respectivas gravações.

Os órgãos de tubos são um dos maiores espólios culturais de Portugal, estando uma parte deles ao abandono ou em estado de degradação em várias zonas do país. Aqui no Porto ocorreu em Outubro o Festival de Internacional de Órgão da Cidade do Porto onde foram tocados quatro grandes órgãos modernos e nove históricos restaurados.
Nunca estive num concerto deste género pois estás sentado numa igreja virado para o altar com o instrumento a ser tocado atrás de ti. Foi também bastante interessante relacionar a sonoridade de cada órgão com a acústica das diversas igrejas, tornando-se numa experiência meditativa e espiritual embora não seja católico.
Nós tivemos em alguns e registamos os concertos:

Capela das Almas:
Construído por José Joaquim Fonseca no século XIX tendo sido 
restaurado por Pedro Guimarães

Igreja de Paranhos:
Não consegui descobrir a data de construção . Este órgão Ibérico é um dos mais bem conservados do país e teve o seu grande restauro há vinte anos atrás  e no ano passado pelo organeiro Pedro Guimarães.

Catedral da Sé do Porto:
Construído em 1985 por Jann e e tem um total de 3510 tubos, foi o que despoletou
 a construção de vários órgãos ao longo do país e a paixão de certos organistas. 

Igreja da Cedofeita: 
Este novo órgão foi construído pelo organeiro suíço Th. Kuhn, de Zurique, será incorporado nele o antigo órgão, proveniente do convento da Ave Maria (quando foi construída a actual Estação de S. Bento), depois de recuperado, e que funcionará com teclado independente, mas em ligação com o instrumento global, do qual constituirá parte integrante. Manterá os seus tubos primitivos, quer os de madeira quer os de metal, mantendo também estes a sua pintura original. O órgão terá três teclados manuais e um de pedaleira. Dos três teclados manuais, o superior accionará apenas o órgão antigo.

Igreja das Carmelitas:
Tendo sido construído originalmente em 1784 pelo organeiro bracarense, Jozé António de Souza, de estilo Ibérico, tem um total de 1.067 tubos, foi restaurado há poucos anos com bastante dificuldade para encontrar o timbre original.


Nossa Senhora da Conceição:
O Grande Órgão de Tubos da firma “Georges Heintz Orgelbau” finalizou a-se a sua construção em 1997 com a aquisição de um instrumento instalado no coro alto. O desenho da caixa da autoria do arquitecto Burkhart Goethe inspira-se nos elementos decorativos da igreja e valoriza a visão do conjunto arquitectónico.
 Abaixo temos o alinhamento das músicas que poderão ouvir a seguir:
1. Capela das Almas - Carlos Seixas (1704 - 1742) - Sonata para órgão em lá menor - MSK 75; Sonata em Dó M - MSK 8; Allegro, Adagio, Minuete - Organista Paulo Bernardino
2. Sé Catedral do Porto - ? - Organista Martin Bernreuther
3. Igreja de Paranhos - Anónimo (Séc. XVII)- Sonata para órgão (Manuscrito do Convento de Arouca) - Organista Nuno Alexandrino
4. Igreja de Cedofeita - Guido Boselli (1960) - "Storie immaginarie" (Libro per organo op.68) pífaros, sombras, emaranhados,a vida de um herói ...na sombra de um herói - Organista Enrico Viccardi
5. Igreja das Carmelitas - Anónimo (séc. XVIII) - Batalha Famosa - Organista Edite Rocha
6. Igreja da Senhora da Conceição - Improvisações ao órgão, excerto - Organista Juan de la Rubia

Sem comentários: