quinta-feira, julho 09, 2009

Três Músicas Tocadas Com Hardware Improvável

A primeira música é a Bohemian Rhapsody dos Queen. Não foi usado qualquer efeito ou sampling. Cada instrumento que se vê no filme, é o que está a tocar.
O computador Atari 800XL foi usado como piano/orgão principal
Texas Instruments TI-99/4a como guitarra principal
8 Inch Floppy Disk como baixo
3.5 inch Harddrive como gongo
HP ScanJet 3C como vozes


O próximo video é uma remistura da música Nude dos Radiohead. Baseado na letra (e título alternativo)"Big Ideas: Don't get any" James Houston agrupou uma colecção de velho hardware redundante, e colocou-os numa situação onde estarão a dar o seu melhor para fazer algo para o qual não foram criados.
Não soa bem, nem é suposto, diz o seu criador.
Sinclair ZX Spectrum - Guitarras (rhythm & lead)
Epson LX-81 Dot Matrix Printer - Percussão
HP Scanjet 3c - Guitarra Baixo
Hard Drive array - Actuam como um conjunto de más colunas - Vozes & Efeitos especiais
Obrigado à Afrotech e ao Dr Roland Shregle (ganjatron)



O ùltimo video é uma resposta ao video anterior. James Cochrane decidiu fazê-lo com a música Funkytown dos Lipps Inc. Apenas usou computadores do início dos anos 80 que estavam destinados à sucata (Junk Yard), foi assim que teve a ideia para o nome JunkyTown. Usou também um modem mas os tons DTMF são péssimos para notas musicais (não tem harmónicos)mas teve a sorte de encontrar duas notas que soavam bem. No teu telefone carrega nos 3 3 2 3 e terás a parte inicial do solo, o resto é história. Reparem que não foram usados sintetizadores ou efeitos sonoros e todo o som foi gravado com microfone ou linha directa. Alguns sons foram amplificados quando foram montados pois os níveis eram demasiado baixos, como a impressora e o modem. O Commodore 64 foi usado para o baixo e guitarra. O Ti-99/4A foi usado para a segunda parte do solo por causa da limitação dos tons do DTMF. Foi bastante tentador samplar o modem mas não o fiz para tornar a música 100% original. Também foi difícil filmar a impressora pois a mesa abanava, por isso fiz um loop da impressora na primeira parte do video. A impressora às vezes fazia com que a cabeça do disco duro ficá-se descordenada por isso pus-lhe um parafuso no mecanismo e ajudou de alguma maneira.

Sem comentários: