domingo, janeiro 18, 2009

UMA ORCHESTRA DE GATOS E UM CONCERTO DE BURROS

in Almanach - Eu Sei Tudo - 1941

Piano de gatos conforme gravura do séc.XVI

Conta o padre Kircher, no livro VI da Musurgia, que um artista tinha imaginado, para dissipar a melancholia de um principe cheio de cuidados, um piano de gatos. Em logar de cordas, o seu instrumento continha um certo numero de caudas de gatos vivos, enfiadas em uma especie de bainhas estreitas, por baixo das quaes subiam e desciam os martelloscorresponentes ás teclas, munidos de uma ponta aguda, numa das extremidades. Os gatos tinham sido escolhidos de differentes edaddes, e enfileiradosao lado uns dos outrosem compartimentos separados, segundo a acuidade das suas vozes.
Sob os dedos ageis dos pianistas, as pontas dos martellos iam atacar com arte as cuadas dos diversos animaes. Estes, a principio, respondiam por mios claros breves e claros; mas dentro em pouco, enfurecidoscom a frequencia das picadas, modulavam, crescendo e riforzando, sons capazes de desenrugar os mais melancholicos e de fazer dansar até os próprios ratos, et vel sorices ipsos ad saltum conalare, diz o texto.

Concerto de burros. Fac-Simile de uma gravura do séc.XVI

O padre Scott, discipulo do padre Kircher e comtinuador das suas eruditas obras, fla de um concerto analogo, que tinha sido dado em Palermo, e cuja recordação era inteiramente recente, quando elle habitava nessa cidade. Um farcista tinha apostado fazer decifrar a burros um trecho de musica; estudou para isso as disposições de numerosos jumentos que , na Sicília, serviam para efectuar todos os transportes, e de entre elles escolheu quatro dos mais vigorosos, cujas vozes afinavam naturalmente: o segundo dava a terça maior do primeiro, o terceiro a quinta, e o quarto a oitava. Pintou, então estas quatros notas sobre uma larga tira de panno, que molhou (deixamos a palavra ao veneravel jesuita ) in urinam asinae. Estava-se, então, na primavera, estação em que todos os animais cantam os seus amores; excitados pelo cheiro, os quatro jumentos não falharam o programma, no momento em que o seu empresario se lhes apresentou em frente com o trecho de musicapreparado em intenção delles. Foi assim que o austicioso siciliano ganhou a sua aposta. A gravura que reproduzimos, conservou para a posteridade a representação deste memoravel quartetto.

Página inteira do almanaque

Sem comentários: