quarta-feira, novembro 14, 2007

Barbie e G.I. Joe Exorcistas



Em 1989 a formou-se a Organizaçao de Libertaçao da Barbie (BLO). Tirando vantagem das semelhanças no hardware dos bonecos Teen Talk Barbie e do Talking Duke G.I. Joe, a organizaçao apoderou-se de centenas de cada um e fizeram uma operaçao de mudança estereotipada no lote.
A cirurgia nao foi uma matéria simples - o cicuito electrónico teve de ser retirado, mover-se o condensador e um interruptor modificado. A imprensa publicitou-o como uma operaçao de simples carregar no botao, mas foi preciso alguma pesquisa e dedicaçao.
A BLO devolveu os bonecos alterados às estantes das lojas de brinquedos, que por sua vez as venderam às crianças que tiveram de inventar cenários para Barbies que gritavam: "A vingança será minha" e os G.I. Joes que sonhavam alto: "Vamos planear o nosso casamento de sonho!". Autocolantes colocados nas costas que diziam "Chamem os noticiários locais" asseguraram que os media obtivessem os recipientes genuínos para entrevistar mal as notícias se espalhassem.
Um dos membros da BLO enumerou os vário benefícios do seu programa: "Os lojistas duplicaram o seu lucro, estimulá-mos a economia - o consumidor tem um melhor producto - e a nossa mensagem foi ouvida."
VER VIDEO AQUI

Para saber como se faz clique nas três imagens abaixo:




In 1989 the Barbie Liberation Organization was formed. Taking advantage of similarities in the voice hardware of Teen Talk Barbie and the Talking Duke G.I. Joe doll, er, “action figure,” they absconded with several hundred of each and performed a stereotype-change operation on the lot.
The surgery was no simple matter — circuit boards had to be trimmed, a capacitor moved, and a switch re-engineered. The press made it sound like an easy pop-and-switch operation, but this took some research and dedication.
The BLO returned the altered dolls to the toy store shelves, who then resold them to children who had to invent scenarios for Barbies who yelled “Vengeance is mine!” and G.I. Joes who daydreamed “Let’s plan our dream wedding!” Cleverly placed “call your local TV news” stickers on the back ensured that the media would have genuine recipients to interview as soon as the news broke.
One BLO member counted up the many benefits of their program: “The storekeepers make money twice, we stimulate the economy — the consumer gets a better product — and our message gets heard.”